top of page
  • 1
  • 2
  • 6
  • Logo Verde de Restaurante (3)
  • 5
  • 3
sobre nos.jpg

QUEM SOMOS

Um breve resumo das nossas origens e motivações

​

O Ocupa Palestra é um coletivo formado por palmeirenses que acreditam que somente com a democratização da SEP teremos um clube realmente de todos, inclusivo, capaz de atender torcedores de todos os perfis econômicos e livre de todos os tipos de preconceito.

 

O coletivo foi criado de maneira orgânica em dezembro de 2017 por torcedores e torcedoras que se indignaram com as abusivas restrições à circulação de pessoas nas ruas do entorno do clube em dias de jogos. De lá para cá, o Ocupa cresceu e passou a atuar em outros temas diretamente ligados à construção de um Palmeiras verdadeiramente de todos, lançando campanhas pelo fim do cerco e das restrições desproporcionais à circulação nas ruas e pela rediscussão dos valores dos ingressos em setores populares.

 

Ao completar 02 anos, o Ocupa Palestra refletiu e reavaliou sua atuação. Em carta aberta publicada em novembro de 2019, consideramos que os "processos de exclusão do torcedor da rua e do estádio são um reflexo dos processos de exclusão do torcedor da política e das discussões sobre seu futuro. [...] A torcida do Palmeiras, de maneira geral, está completamente alijada das discussões relevantes sobre a entidade."

 

Em outras palavras, para promover as transformações que o Palmeiras necessita e para aproximá-lo ainda mais de seu torcedor era necessária uma atuação mais direta e incisiva. Por tais motivos, o Ocupa passou a atuar não apenas na rua, mas também influindo de maneira direta na política interna do clube. Por meio dos seus conselheiros, o Ocupa passou a propor mudanças estatutárias buscando redução do número de conselheiros vitalícios e a ampliação da transparência. Além dos muros do clube, a atuação foi ecoada pelas campanhas #VitalíciosNão e #TransparênciaSim, fazendo do Ocupa um dos principais grupos atuando dentro e fora da Sociedade Esportiva Palmeiras.

 

O Ocupa entende que é preciso qualificar o debate sobre o futuro da SEP, indo além das tradicionais análises de elencos, jogos e contratações. É preciso pensar onde queremos chegar e como queremos caminhar até lá. Para suprir esta ausência, o Ocupa passou a contar com novos conteúdos e atividades, produzindo lives, entrevistas e debates sobre o Palmeiras, inaugurando seu podcast “Palestra Povo & Festa” e criando um grupo de Estudos Palestrinos, dedicado a estudar e produzir materiais sobre aspectos históricos do clube.

 

O Ocupa Palestra continua a crescer e buscará, cada vez mais, aproximar o clube do seu torcedor para que o Palmeiras seja cada vez mais de todos seus torcedores e torcedoras.

 

Saiba como você pode participar do Ocupa e ajudar nossas campanhas!

​

​

CAMPANHAS

O Ocupa Palestra organiza sua luta por meio de campanhas e projetos. Confira algumas ações já feitas:

​

 

#LiberaArua

Por meio da campanha Libera a Rua, o Ocupa Palestra tem promovido e participado de discussões com autoridades sobre o bloqueio às ruas do entorno da Sociedade Esportiva Palmeiras em dias de jogos. No entendimento do Ocupa, a restrição à circulação de pessoas em espaço público é medida arbitrária, desproporcional e, portanto, ilegal. 

 

Entendemos a importância de que o entorno do clube possua organização e segurança para todos, inclusive para o torcedor. Entretanto, acreditamos que medidas menos restritivas dos direitos dos cidadãos poderiam ser adotadas. Confira aqui a Nota Técnica produzida pelo Ocupa para subsidiar a discussão sobre o cerco e seus problemas.

 

#IngressoCaroNão

O ingresso mais caro no estádio é aquele que fica vazio. Com este lema, o Ocupa Palestra passou a demandar critérios mais adequados para a precificação dos ingressos nos jogos do Palmeiras, que tem os ingressos mais caros do Brasil.

 

A campanha por ingressos a preços populares busca equilibrar a necessária busca por mais receita pelo clube com a criação de políticas que permitam ao Palmeiras se sustentar, no longo prazo, como um clube de todos. Entre as ações tomadas pelo Ocupa Palestra na campanha #IngressoCaroNão estão a realização de estudos e modelos de precificação, o mapeamento das variações de público conforme preços e dias de jogos e XXXX

 

#VitalíciosNão

O Palmeiras somente será de todos quando for verdadeiramente democrático. Hoje, 148 das 300 cadeiras de conselheiros são para os chamados conselheiros vitalícios, que uma vez eleitos permanecem no cargo até o fim da vida, sem se submeter a eleições. O Ocupa Palestra considera a existência de cargos vitalícios uma prática ultrapassada, que dificulta a modernização do clube e a oxigenação da política palestrina com novas ideias. Em busca da redução do número de vitalícios, os conselheiros do Ocupa apresentaram em mais de uma ocasião emendas solicitando mudanças ao Estatuto da SEP. O Ocupa também realizou oficinas para a confecção de faixas na Rua Caraíbas. 

 

#TransparênciaSim

Um clube de todos somente permitirá a participação de torcedores e afiliados quando as suas informações financeiras e políticas forem amplamente acessíveis pelo torcedor. Atualmente, informações financeiras são de difícil acesso até mesmo para conselheiros do clube.

 

Para mudar essa realidade, os conselheiros do Ocupa apresentaram emendas ao Estatuto pedindo mais transparência. O Ocupa também realizou panfletagem e a publicação de manifestos tendo em vista a Assembleia Geral de Socios que poderia mudar as regras do clube. A ampla maioria de sócios votou a favor de mais transparência, mas a mudança não foi aprovada por não ter atingido o quórum para reverter a decisão do Conselho, que votou contra a transparência. 

bottom of page